Destaque Galeria de Fotos Notícias

Prefeitura de Umbaúba Promove Ações Alusivas ao dia” D” do Outubro Rosa e Abertura do Novembro Azul

A Prefeitura Municipal de Umbaúba , através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 25 de outubro, o Mutirão de Ações em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama, e abertura do Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata.

O prefeito Humberto Maravilha falou do compromisso da Gestão Municipal com a saúde dos munícipes bem como o compromisso em atender a população da melhor maneira possível, e a importância da conscientização das mulheres em relação ao Outubro Rosa.

O Doutor Ruy comentou que câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres e perde apenas para doenças cardiovasculares. “A cura depende muito do momento do diagnóstico e da agressividade da doença. No entanto ela pode chegar a 99% em casos de detecção precoce”, afirma.

 

A vice prefeita Professora Guadalupe,  fala da necessidade de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Esta ação tem como principal objetivo, chamar a atenção da comunidade para ao tema. Quanto antes for diagnosticada a doença, poderá ser tratada e as chances de cura são maiores. ”, ressaltou a Vice Prefeita.

Houve ainda durante todo o evento realização de: auriculoterapia, ventosa terapia, corte de cabelo feminino​ e masculino, limpeza de pele e maquiagem,
testes rápido de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial, teste de diabetes, orientação para o auto exame de mama, ginástica com zumba e escovação e distribução de escovas.

O evento estimula e sensibiliza a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, preservando a integridade e a saúde da mulher. “Enfatizamos a importância de fazer os exames preventivos regularmente, para que qualquer doença que venha a acometê-las seja descoberta de forma precoce e o tratamento iniciado o mais breve possível”, comenta o Secretário da Saúde, Pato Maravilha.

 

A iniciativa visa colaborar para aumentar o conhecimento e elucidar as principais dúvidas das mulheres no combate ao câncer de mama e a saúde da mulher. Houve também a abertura do Novembro Azul que será uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Secretaria de Municipal da Saúde
Prefeitura de Umbaúba
Construindo o Futuro
Secretaria de Comunicação Social

 

 

 

Deixe um Comentário